Universal APPs – Conceitos Básicos e Primeiro Exemplo

Olá pessoal, tudo bom?

Segue o primeiro vídeo de uma série que pretendo fazer a respeito do desenvolvimento de APPs Universais para o ecossistema do Windows.

universal-apps

O vídeo é introdutório mas fala sobre o que esse termo significa e dá algumas dicas iniciais em termos de codificação. Espero que gostem.

Grande abraço,
Eduardo Henrique Rizo

[twitter-follow screen_name=’eduardorizo’ show_count=’yes’]

Marcado com: , , , , , , , ,
11 comentários sobre “Universal APPs – Conceitos Básicos e Primeiro Exemplo
  1. Gilberto Lima. disse:

    Boa tarde Eduardo, parabéns pela iniciativa. Estou querendo estudar Universal Apps, mas ainda tem pouco material sobre isso, na minha opinião. Tenho dois aplicativos na Windows Phone Store e o próximo, eu gostaria de fazer universal. Mas estou apanhando na parte de Windows Store App, pois não tenho muito conhecimento. Quanto a Windows Phone, fiz um cursinho de 32 aulas na dev media que me ajudaram bastante e os seus posts também. Estou ancioso para assistir suas próximas publicações para Universal Apps. Abraço.

    • Valeu Gilberto, vamos se consigo produzir outros vídeos mais rapidamente.

      • Jeferson disse:

        Boa noite Eduardo, primeiramente parabéns pelo trabalho. Eu estou desenvolvendo um app simples em template Pivot, mas gostaria de colocar appbars diferente para cada page, nada do que vi na internet funcionou. Pode me ajudar?

      • Bom dia Jeferson, tudo bom?

        Nossa, demorei muito para responder seu post, mas ele acabou ficando “perdido”. Desculpe.

        Bem, caso ainda interesse eu tenho um post que fala como habilitar/desabilitar opções da AppBar. Creio que com esse recurso você pode ir habilitando/desabilitando opções da AppBar conforme você for trocando de PivotItem dentro da sua APP.

        Veja em https://www.eduardorizo.com.br/2012/02/26/como-habilitar-ou-desabilitar-as-opcoes-da-applicationbar-do-windows-phone/

        Para verificar a troca de páginas dentro do Pivot basta declarar o evento SelectionChanged dentro da tag XAML do Pivot e depois via código C# fazer o que segue abaixo:

        private void pivotContato_SelectionChanged(object sender, SelectionChangedEventArgs e)
        {
        if (pivotContato.SelectedIndex == 1)
        ApplicationBar.IsVisible = false;
        else
        ApplicationBar.IsVisible = true;
        }

        Abraços,
        Eduardo H. Rizo

  2. Gilberto Lima. disse:

    Corrigindo. *ansioso.

  3. Gutenberg Carlos disse:

    Muito Bom Eduardo!
    Tava mesmo querendo saber mais, e ver na prática como funcionava os UniversalApps.
    Vou acompanhar sem dúvida.
    Cheguei até a montar uma app no Windows App Studio, pra dar uma analisada nas apps. Mas, pelo seu vídeo ficou bem melhor.

  4. Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco.

  5. leonardo disse:

    gostaria de desenvolver uma app que captura-se audio e manda-se para um servidor gostaria de uma dica ou tutorial alguem sabe aonde tem?

    • Boa tarde Leonardo, tudo bom?
      Você quer capturar o audio e transmitir ao vivo para um determinado servidor, via streaming, por exemplo? Ou sua necessidade é capturar o audio, gravar no dispositivo e depois transmitir o arquivo para um servidor?

      Abraços,
      Eduardo H. Rizo

  6. Kayque Moreira disse:

    Olá Eduardo, poderia me tirar uma dúvida? Existe alguma configuração específica para o emulador do visual studio? Pode ocorrer conflitos com diferentes versões do emulador? Todas as vezes que tento debugar algum projeto me deparo com algum erro, com um projeto windows phone 8.1 o erro é sobre a versão da máquina não ser compatível (windows 10) já ao debugar um projeto universal apps windows 10 ele aparece apenas uma caixa quadrada com um X no meio. Fico no aguardo e agradeço desde já.

    • ehrizo disse:

      Olá Kayque, tudo bom?

      Já peguei situações onde abri o projeto em versões diferentes do emulador e depois o Hyper-V acabou se perdendo. O que fiz foi remover as VMs do emulador do Windows Phone do Hyper-V e rodei o Debug novamente.
      Esse quadrado com o X no meio é a tela inicial das APPs, nesse caso, por algum motivo teu programa não está conseguindo sair dela. Você percebe alguma outra mensagem de erro no Visual Studio? Se sim, qual?

      []s
      Eduardo H. Rizo

2 Pings/Trackbacks para "Universal APPs – Conceitos Básicos e Primeiro Exemplo"
  1. […] Universal APPs – Conceitos Básicos e Primeiro Exemplo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*