Curso Windows Phone – Criando caixas de texto personalizadas com o componente PhoneTextBox

Olá pessoal, tudo bom?

O desenvolvimento da interface de uma APP baseada em XAML conta com um conjunto de componentes padrão para o WP, como por exemplo, Button, TextBox, ListBox, CheckBox, dentre outros, porém, podemos contar com a Windows Phone Toolkit para obter outros componentes mais aperfeiçoados e que possibilitam melhor visual e usabilidade para o usuário.

Para referenciar a Windows Phone Toolkit em seu projeto WP, basta acessar o menu Tools >> NuGet Packager Manager >> Package Manager Console e digitar a instrução: install-package WPToolkit

phonetextbox

Particularmente neste post, iremos tratar sobre o PhoneTextBox, que é um componente pertencente à Toolkit e permite mais recursos que o TextBox padrão do WP, como por exemplo: hint, botão de ação, indicador de caracteres digitados, indicador de quantidade máxima de caracteres, entre outros. Vejamos um exemplo de sua declaração:


...

<toolkit:PhoneTextBox Hint="Digite aqui..." ActionIcon="Assets/add.png"
    ActionIconTapped="PhoneTextBox_ActionIconTapped" x:Name="txtTeste"
    DisplayedMaxLength="20" LengthIndicatorVisible="true"
    MaxLength="20" />

...

No trecho de código acima podemos observar que definimos uma caixa de texto que irá apresentar um hint, um botão de ação (ActionIcon) e seu respectivo evento, um valor máximo de caracteres para o campo e a indicação de visibilidade para seu tamanho máximo e quantos caracteres já foram digitados.

Para que o código acima funcione, além de referenciar a Toolkit ao seu projeto também é necessário incluir seu XML Namespace ao código da página XAML que irá utilizar a mesma:


<phone:PhoneApplicationPage
...
xmlns:toolkit="clr-namespace:Microsoft.Phone.Controls;assembly=Microsoft.Phone.Controls.Toolkit"

...

 

Grande abraço,

Eduardo Henrique Rizo

MCP

Post Relacionado: 

[twitter-follow screen_name=’eduardorizo’ show_count=’yes’]

 

Marcado com: , , , , , , , , ,
2 comentários sobre “Curso Windows Phone – Criando caixas de texto personalizadas com o componente PhoneTextBox
  1. Rodrigo disse:

    Bom dia, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, Eduardo, ótima fonte de conteúdo!

    Aproveito para, a título de sugestão, divulgar o blog http://www.windowsphonedoctor.com ,
    recentemente criado, prometendo a publicação de um novo artigo diariamente no mínimo, com conteúdo original de fonte autêntica. Trabalho sozinho para Windows Phonéfilos, daí a restrita capacidade de entrega. De qualquer forma, estou investindo no site e pretendo contratar um web designer.

    Desde já, obrigado pela atenção e, se possível, apareçam, deixem sugestões, ou até mesmo, publiquem qualquer artigo meu. Seria uma honra para mim.

    Atenciosamente, SI.

    • Olá Rodrigo, tudo bom?

      Atualmente eu colaboro com o pessoal do site Windows Phone Brasil (http://www.windowsphonebrasil.com.br), no entanto, caso queira replicar um dos meus posts no seu site fique à vontade, não esquecendo de divulgar a fonte. OK?

      Grande abraço e boa sorte na divulgação das informações para esse ramo do mercado Mobile, pois quanto mais pessoas fazendo isso, melhor para todos nós.

      Eduardo H. Rizo

1 Pings/Trackbacks para "Curso Windows Phone – Criando caixas de texto personalizadas com o componente PhoneTextBox"
  1. […] Criando caixas de texto personalizadas com o componente PhoneTextBox […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*