RMON – Remote Network Monitoring

RMON – Remote Network Monitoring

O RMON foi especialmente desenvolvido para ajudar a entender o funcionamento da rede como um todo e também como os dispositivos individuais (switches, roteadores, hosts, …) afetam seu modo de operação.

Atualmente se tem o RMONv1 e o RMONv2. O RMONv1 oferece dados estatísticos sobre uma LAN ou WAN inteira, no nível de pacotes. O RMONv2 aprimora o primeiro ao oferecer dados estatísticos no nível de rede e de aplicativos.

A RMON MIB foi elaborada para permitir que uma investigação RMON seja executada off-line, visando a obter dados estatísticos sobre a rede sendo observada, sem que a NMS faça consultas constantes, sendo assim, a NMS pode solicitar os dados estatísticos uma única vez. Outro recurso interessante em uma investigação RMON é a possibilidade de definição de limiares para várias condições de erro, podendo então alertar a NMS por meio de uma trap SNMP.

Grupos que formam o RMON

Tradicionalmente observa-se dispositivos independentes para realização dos acompanhamentos RMON nos seguimentos de rede que se deseja realizar tal análise. O grupos que compõem o RMONv1 são:

rmon              OBJECT IDENTIFIER ::= { mib-2 16 }
statistics        OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 1 }
history           OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 2 }
alarm             OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 3 }
hosts             OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 4 }
hostsTopN         OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 5 }
matrix            OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 6 }
filter            OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 7 }
capture           OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 8 }
event             OBJECT IDENTIFIER ::= { rmon 9 }

O OID do rmon é 1.3.6.1.2.1.16 (iso.org.dod.internet.mgmt.mib-2.rmon) e a descrição dos seus grupos pode ter conferida na tabela abaixo:

Grupos Descrição

statistics

1.3.6.1.2.1.16.1

Este grupo contém as estatísticas levantadas por um monitor para cada interface Ethernet do dispositivo gerenciado. Ele servirá de modelo para a implementação de grupos para outros tipos de rede, como Token Ring e FDDI

history

1.3.6.1.2.1.16.2

Registra amostras periódicas de dados estatísticos do grupo statistics

alarm

1.3.6.1.2.1.16.3

O grupo de alarme realiza amostragens estatísticas das variáveis do monitor e as compara aos limites previamente configurados. Se uma variável monitorada ultrapassa o limite estabelecido, um evento é gerado.

hosts

1.3.6.1.2.1.16.4

O grupo de host contém dados estatísticos a respeito de cada um dos hosts descobertos na rede. O grupo descobre os hosts na rede através da captura de pacotes recebidos promiscuamente da rede. Com estes pacotes, monta uma lista dos endereços MAC da origem e destino

hostTopN

1.3.6.1.2.1.16.5

A função deste grupo é preparar relatórios descritivos dos hosts que ocupam o topo da lista de uma determinada estatística. As estatísticas disponíveis são amostras de uma das estatísticas padrão num intervalo de tempo especificado pela estação de gerenciamento.

matrix

1.3.6.1.2.1.16.6

Armazena dados das conversas entre conjuntos de dois endereços. Quando um dispositivo detecta uma nova conversa, ele cria uma nova entrada em suas tabelas

filter

1.3.6.1.2.1.16.7

Faz a correspondência de pacotes com base em uma equação de filtro. Quando um pacote encontra um filtro correspondente, esse filtro pode ser obtido ou um evento pode ser gerado

capture

1.3.6.1.2.1.16.8

Permite a captação dos pacotes se corresponderem a um filtro do grupo de filtros

event

1.3.6.1.2.1.16.9

Controla a definição de eventos do RMON

O RMONv2 otimiza o RMONv1 ao fornecer a obtenção de dados estatísticos no nível de aplicativo e rede. Veja a figura abaixo:

RMON
Abrangência do RMONv1 e RMONv2

Alguns objetivos do RMON

O padrão RMON foi desenvolvido no intuito de resolver questões que outros protocolos de gerenciamento não eram capazes. Com base nestas questões, a RFC 1757 define objetivos gerenciais que o padrão RMON deve observar. São eles:

  • Operação Offline – Existem situações em que uma estação de gerenciamento não estará em contato contínuo com seus dispositivos de gerenciamento remoto. Esta situação pode ocorrer como consequência de projeto, a fim de que se reduzam os custos de comunicação, ou por falha da rede, quando a comunicação entre a estação de gerenciamento e o monitor fica comprometida em sua qualidade.
  • Monitoramento Proativo – Dados os recursos disponíveis no monitor, é normalmente desejável que ele execute rotinas de diagnóstico de forma contínua e que acumule os dados de desempenho da rede. O monitor estará sempre disponível no início de uma falha; assim, ele poderá notificar a estação de gerenciamento da falha.
  • Detecção e Notificação de Problemas – O monitor pode ser configurado para reconhecer condições de erro e verificá-las continuamente. No advento de uma destas condições, o evento pode ser registrado e as estações de gerenciamento notificadas.
  • Valor Agregado aos Dados – Considerando o fato de que os dispositivos de gerenciamento remoto representam recursos dedicados exclusivamente a funções de gerenciamento e considerando também que eles se localizam diretamente nas porções monitoradas da rede, pode-se dizer que estes dispositivos permitem a agregação de valor aos dados coletados. Por exemplo, indicando quais os hosts que geram a maior quantidade de tráfego ou erros, um dispositivo pode oferecer (à estação de gerenciamento) informações preciosas para a resolução de toda uma classe de problemas.
  • Gerenciamento Múltiplo – Uma organização pode ter mais de uma estação de gerenciamento para as várias unidades da empresa, de acordo com a finalidade de cada uma delas.

Parte do conteúdo do texto deste capítulo está de acordo com o livro SNMP Essencial, Editora O’Reilly


[twitter-follow screen_name=’eduardorizo’ show_count=’yes’]

Deixe um comentário